14 abril 2010

Falha pode forçar astronautas a caminhar de novo no espaço



O problema em uma uma válvula do novo tanque de amoníaco que acaba de ser instalado na ISS (Estação Espacial Internacional) está afetando o sistema de refrigeração no complexo, um laboratório que fica a cerca de 400 km da Terra. O tanque foi instalado por astronautas do ônibus espacial Discovery, que está em missão no local. Isso pode fazer com que os profissionais tenham de fazer uma nova caminhada espacial.
Esse tanque é um elemento-chave para a refrigeração do complexo. Os controladores da missão no centro de Houston (Texas) tentam solucionar o problema, mas não descartam uma nova caminhada espacial de dois astronautas para substituir a peça defeituosa, diz Dan Huot, porta-voz da Nasa.

– Uma válvula de nitrogênio da bomba que permite fazer circular o amoníaco do tanque no sistema de climatização da ISS não funciona e os controladores de Houston estão revisando os procedimentos para tentar solucionar o problema. Ainda não encontraram uma solução e estão trabalhando nisto.

Dois astronautas do Discovery, Rick Mastracchio e Clayton Anderson, completaram na terça-feira (13) a terceira e última saída ao espaço da missão, que teve como principal objetivo transportar e instalar o novo tanque de amoníaco da ISS. O ônibus espacial Discovery deve desacoplar da ISS no próximo sábado (17) e chegar à Terra na segunda-feira (19).

Via:AFP

0 comentários:

Postar um comentário

Comente sem Pressa.